O Segundo Ofício

O Cartório do 2° Ofício de Balsas iniciou seus serviços em julho de 1920, com o tabelião Joaquim Francisco dos Santos. Hoje disponibiliza um corpo de 17 funcionários ultrapassando os 2000 atendimentos mensais.

O Cartório do 2° Ofício encontra-se em funcionamento há 97 anos, auxiliando e dando segurança jurídica aos momentos mais importantes de sua vida e de seus negócios.

O Tabelião

Ilkerson Maxwell Franco Santos, nascido em 1981 na cidade Santa Inês – MA, trilhou a carreira do Direito.
Em 1999 foi aprovado em 1º lugar para o curso de Geografia Bacharelado na Universidade Federal do Maranhão, entretanto, graduou-se em Direito em Dezembro de 2004 pelo Centro Universitário do Maranhão, obtendo o título de Especialista em Direito Eleitoral em Outubro de 2009 pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.
Iniciou sua vida funcional exercendo o cargo de comissário de menores na 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luís –MA, tendo trabalhado posteriormente no Gabinete da Desembargadora Cleonice Silva Freire. Em 2005 logrou aprovação no concurso público do Tribunal de Justiça do Maranhão para o cargo de analista judiciário, sendo nomeado em Dezembro de 2007.
Foi assessor jurídico do Desembargador Mario Lima Reis no Tribunal de Justiça do Maranhão no período de 2005 a 2009. No ano de 2008 foi aprovado no 1º concurso para ingresso na atividade notarial e registral do Estado do Maranhão, obtendo classificação que lhe permitiu ser o 1º maranhense a realizar a escolha de serventia na audiência pública, recebendo a delegação em dezembro de 2009 para Tabelião e Registrador da Serventia Extrajudicial do 2º Oficio de Balsas – MA, outorgada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.
Desde 2010 na cidade de Balsas vem colaborando e participando de diversas ações sociais e assistenciais, dentre elas a celebração de mais de 300 casamentos de pessoas de baixa renda nos anos de 2011 e 2012 durante a “Ação Solidária da Unibalsas”, universidade parceira do Cartório do Segundo Ofício. Além de distribuição de mais de 800 cestas básicas na campanha “Solidariedade em Dobro” no final de 2014. No início do segundo semestre de 2017 iniciou com o projeto “Troco Solidário” que visa escolher uma instituição de caridade a cada seis meses para direcionar o troco ofertado dos clientes mês a mês.
Além disso, dá apoio em diversas áreas como ao esporte amador, à cultura popular e à população em geral.